badge

quarta-feira, julho 16


O Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa realiza a sua 12.ª edição de 19 a 27 de Setembro e estreia uma secção designada Queer Art, onde o cinema se cruza com as artes plásticas.

Denominado Queer Lisboa, o festival tem três secções competitivas: longa-metragem (incluindo melhor filme, melhor actor e melhor actriz), documentário e curta-metragem (prémio do público).

No total serão apresentados cerca de 120 filmes, mas a programação completa do festival, que decorre no cinema São Jorge, só será anunciada no início de Setembro, disse à Lusa João Ferreira, director do Queer Lisboa.

Na nova secção Queer Art será exibido o documentário "With Gilbert & George", realizado por Julian Cole, sobre a dupla de artistas plásticos londrinos, e o filme "A Bigger Splash", de Jack Hazan, protagonizado pelo pintor David Hockney, entre outras obras de ficção e documentários centrados em figuras conhecidas do mundo das artes visuais.

João Ferreira indicou que o Queer Art será "um espaço para algum cinema mais experimental, para descobrir novos realizadores e linguagens mais transgressivas".

O Queer Lisboa vai apresentar também ciclos temáticos, acompanhados de debates sobre religião, homossexualidade e a guerra colonial e um ciclo de cinema sobre o obsceno, comissariado pela programadora Manuela Kay.

Este ano o festival, que conta com apoios do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), da Câmara Municipal de Lisboa e da EGAC (Empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), tem um orçamento de cerca de 80 mil euros, referiu o director.

Fonte