badge

segunda-feira, maio 12

Anatomia de Grey aborda mais uma vez a temática GLBT

Um dos episódios da série "Grey´s Anatomy" fez uma crítica à norma "Don´t Ask, Don´t Tell" (Não pergunte, Não Conte) das Forças Armadas dos Estados Unidos pela qual é proibido o alistamento de pessoas assumidamente homossexuais. O episódio mostrou o romance entre dois militares e não só isso, mas também um intenso beijo entre eles.

Os soldados vividos pelos actores Benny Ciaramello e David Giuntoli impressionaram os telespectadores pelo realismo em que interpretaram o casal. Os sites especializados não pouparam elogios ao autor da série. O assunto homossexualidade sempre esteve em foco quando se trata de "Grey´s Anatomy" desde que o actor da série T. R. Knight sofreu uma agressão homofóbica do também actor da atracção Isaiah Washington. Depois do caso, Knight se engajou na luta pela cidadania e direitos dos homossexuais.

DON´T ASK, DON´T TELL - A norma que proíbe homossexuais assumidos nas Forças Armadas dos Estados Unidos tem recebido severas críticas de todos os sectores nos Estados Unidos. Até os militares veteranos pediram o fim dela. Por conta da proibição, mais de 700 militares foram dispensados em 2005 por causa da sua orientação sexual. Outros como o sargento Brian Fricke, deixou a carreira por decisão própria para não ter que viver sua sexualidade em segredo.

"Sinto orgulho de ser um marinheiro, mas decidi sair para que eu possa viver de forma aberta e honesta" disse o sargento em entrevista à reportagem da CNN. Nem o Pentágono nem a Casa Branca dão sinal de quem podem mudar a norma. Por outro lado, comandantes como o General John Shalikashvili, apoiam o fim da norma. "Ano passado conversei com muitos soldados e marinheiros gays. Essas conversas mostraram-me o quanto o militarismo deve mudar e que gays e lésbicas podem ser aceites" disse Shalikashvili em entrevista ao jornal "The New York Times."

Fonte