badge

sábado, fevereiro 23

Transexualidade debatida na AR e caso Gisberta






Ontem, como forma de relembrar o assassínio de Gisberta e como este grupo continua a ser descriminado, um grupo de transexuais e transgéneros tiveram voz na Assembleia da República. Uma iniciativa do Bloco de Esquerda, que promoveu uma audição parlamentar sobre o que diz ser uma realidade que "permanece invisível e sem enquadramento legal".

Com a audição, os bloquistas pretenderam assinalar a data de 22 de Fevereiro - "o dia em que a violência sobre as transexuais ganhou maior visibilidade pública no nosso país, por causa do assassínio violento da transexual Gisberta".

José Moura Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, sublinhou que este é "um grupo completamente invisível" - mesmo considerando outros grupos discriminados entre a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros). "É o grupo que a sociedade conhece pior, em relação ao qual há mais ignorância e mais estereótipos", disse o parlamentar bloquista, sublinhando que a sociedade não dá "condições de dignidade" aos transexuais. "A discriminação é tão acentuada e tão profunda que lhes é difícil o acesso a uma coisa tão básica como o emprego", referiu José Moura Soeiro, acrescentando que estas dificuldades acabam por atirar os transexuais para situações de grande vulnerabilidade - "A sociedade tem de reconhecer que estas pessoas existem e merecem exactamente o mesmo tratamento de todos os outros. Na audição estiveram presentes associações como a Opus Gay, Panteras Rosa ou a Não Te Prives.
Fonte

Hoje, com o objectivo de a nossa sociedade ficar mais atenta, o movimento Panteras Rosa realizam pelas 19.45h aqui no Porto uma ocupação cívica do edifício no Campo 24 de Agosto. Também terá uma ocupação a nível artístico com actores da Cidade.

Memory disse...

Obrigada pela visita ao meu espaço. Dei um pulinho aqui ao teu e gostei do que li e vi. Vou linkar-te, espero que não te importes.

Um abraço

Estrelaminha disse...

Memory:

Agradeço, retribuo e não me importo nada.
És sempre bem vinda ;o)